O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Uma das exigências do exame é o preenchimento do Questionário do Estudante, documento imprescindível para ter acesso ao local de prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante, que deve ser apresentado no dia da realização do Enade.

No dia da prova, os alunos deverão  apresentar documento de identificação original com foto (RG, identidade profissional, Carteira de Habilitação, etc.) e o Cartão de Informação do Estudante.

Objetivos

Com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes, o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes busca avaliar os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. O exame pretende, também, avaliar as competências dos estudantes para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, como fatores ligados a outras áreas do conhecimento e da realidade brasileira.