O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, as suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade das graduações em uma escala de 1 a 5.

Participarão da avaliação os estudantes do primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou Econômicas, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Negócios Internacionais e Psicologia, além dos cursos de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Uma das exigências do exame é o preenchimento do Questionário do Estudante, documento imprescindível para ter acesso ao local de prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante, que deve ser apresentado no dia da realização do Enade.

O discente pode preencher o formulário acessando a página enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ . Ele deve clicar no quadro “ESTUDANTE”, selecionar “Primeiro Acesso”, informar os dados solicitados e clicar em CONFIRMAR. Logo após, o sistema enviará um email indicando os próximos passos.

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, e a situação de regularidade em relação a essa obrigação fica registrada no histórico escolar do universitário Ou seja, será atestada sua efetiva participação ou não, incluindo os casos de dispensa pelo Ministério da Educação.

No dia da prova, os alunos deverão  apresentar documento de identificação original com foto (RG, identidade profissional, Carteira de Habilitação, etc.) e o Cartão de Informação do Estudante.

Objetivos

Com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes, o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes busca avaliar os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. O exame pretende, também, avaliar as competências dos estudantes para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, como fatores ligados a outras áreas do conhecimento e da realidade brasileira.